top of page

O que é hiperconto?

Como “conto” entendemos determinado texto que apresenta características que o definem como tal. No conto temos uma unidade narrativa. Temos um conflito, um drama ocorrendo, onde tudo se converge para uma única intersecção. Há poucos personagens.  O lugar e o tempo são bem delimitados etc.

O hiperconto, por sua vez, seria a versão digital desse texto já canonizado, não deve ser confundido com versão digitalizada, tipo um texto em formato PDF, tão pouco deve ter seu conceito limitado apenas aos recursos multimídias como imagens, áudios, hiperlinks interativos; não é disso que se trata. O hiperconto é constructo do próprio meio digital, e trabalha aspectos essencialmente literários. O hiperconto requer elementos entre os quais a narratividade, a intensidade, a tensão, o ocultamento e a autoria. Trata-se de um texto digital que valoriza o texto escrito, mas sem negar sua natureza multimodal e multisemiótica, haja vista as múltiplas possibilidades oferecidas, pois basicamente é envolto em estrutura narrativa multilinear. Também aqui a postura do leitor é a de um participante mais ativo, no sentido de que parte dele realizar escolhas que modificam o desenrolar da história e criar muitas variantes. É possível que um hiperconto tenha dezenas de finais diferentes.

Para celebrarmos o advento dessa verdadeira literatura digital, os alunos da turma do 8º ano matutino, da Escola Estadual General Dióscoro Vale, vem por meio deste site apresentar seus hipercontos, construídos  à duras penas durante os últimos meses.

Bem vindos! E boa leitura!

(Thiago Augustus, professor de Língua Portuguesa e entusiasta da literatura digital)

bottom of page